sábado, 26 de setembro de 2009

Granola na escola....Receita!!!!!!

Ingredientes:
3 xícaras de aveia em flocos
1 xícara de extrato de soja
1 xícara de germen de trigo
100 gramas de coco ralado em flocos
2 xícaras de amendoim torrado (sem sal)
100 gramas de linhaça
100 gramas de gergelim
100 gramas de castanha de caju torrada ( pode ser inteira ou moída)
2 xícaras de açúcar mascavo
1/2 xícara de glucose de milho ou mel
1/2 xícara de óleo de boa qualidade


Preparo:
Misture bem todos os ingredientes em uma bacia grande, onde possam ser bem misturados. Leve para secar em forno pré aquecido em temperatura mínima, por aproximadamente 30 minutos ou até que fique seco.

Granola na escola...Fotos da produção e da degustação!!!!!!!




DESENHOS PREMIADOS NA 1ª ETAPA


1ºano - Ana Beatriz de Paula        3º ano - Tainá A. da Rocha        5ºano - Julia Sartori


VAMOS FICAR NA TORCIDA PARA VENCEREM  A 2ª ETAPA !!!!!!!!!!

Premiação da 1ª etapa do Prêmio ArcelorMittal


        A escola Dulcídia está participando do Projeto Prêmio ArcelorMittal que tem como objetivo desenvolver a conscientização das crianças para  cuidado com o meio-ambiente. Esse ano o tema é Alimentação Saudável - uma lição saborosa, onde os alunos  elaboraram um desenho para representar o conteúdo trabalhado.
     Entre mais de trezentos desenhos a equipe escolar selecionou os dezoito melhores cujos autores  receberam medalha de Honra ao Mérito, e, dentre estes foram escolhido três desenhos que irão representar a escola na 2ª etapa, esses três alunos foram premiados também com um kit escolar.       Os alunos ficaram muito motivados com este trabalho que teve um excelente desenvolvimento no âmbito escolar.
     Em breve estararemos divulgando mais notícas sobre este trabalho desenvolvido na escola.
     Para saber mais sobre esse projeto acessem o site http://www.fundacaoarcelormittalbr.org.br/
                                                                                              
                                                                                                  Katia Cristina Fedato Marrafon
                                                                                                                                                             COORDENADORA PEDAGÓGICA

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pele bonita com uma alimentação saudável!!!!!!

Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas
A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer uma sandes ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.
Citrinos
Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colagénio na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colagénio começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!
Misture laranja ou toranja nas saladas para uma combinação saudável e fresca de Verão. Esprema uns limões, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou de frango para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativo.
Chás
Os antioxidantes conhecidos com EGCG é uma poderosa substância que pode prevenir o acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. O EGCG é também conhecido por combater o cancro da pele e outros tumores. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá – complementarmente a ajudar a sua pele, os antioxidantes presentes no chá serão poderosos promotores de saúde para todo o organismo.
Folhas Verdes
A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e bróculos, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.
Peixe
Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele.

sábado, 12 de setembro de 2009

Recado aos pais!!!!!!!

SEU FILHO ESTÁ COMENDO A QUANTIDADE SUFICIENTE?

Antes de começar a ler este capítulo, responda às seguintes perguntas:

° "Meu filho está crescendo bem?" Se ele estiver, é porque provavelmente está comendo adequadamente. Para evitar dúvidas, não deixe de fazer uma avaliação médica periódica.
° "Meu filho está recebendo alimentos variados de todos os cinco grupos?" Se ele estiver, provavelmente está recebendo os nutrientes de que necessita.

Muitos pais se preocupam porque seu filho não come tanto quanto eles gostariam, ou porque pulou uma refeição. Lembre-se de que as crianças são muito menores do que os adultos e, portanto, comem porções menores que as nossas. Além disso, o apetite da criança varia muito em função da fase de desenvolvimento em que ela se encontra. Após 1 ano de idade, o ritmo de crescimento é menos acelerado quando comparado ao primeiro ano - e à adolescência - e por isso perdem um pouco do apetite. Mas não se preocupe! Se a criança não comeu bem num dia, irá compensar no outro. Isso só será um problema se começar a ocorrer com muita regularidade, prejudicando a ingestão dos nutrientes de que necessita.

As crianças são bastante inteligentes, pois comem quando têm fome e param quando satisfeitas (ao contrário de nós, adultos!). Deixe que elas decidam o quanto querem comer. Aos pais cabe elaborar o cardápio e oferecer. Por isso, sirva sempre alimentos saudáveis, nas horas certas, e à mesa. Se por acaso seu filho não quiser mais comer ou ficar brincando com a comida, não obrigue. Após um período de tempo razoável, em torno de 30 minutos, remova a comida e deixe-o sair da mesa. Não sirva nada até a próxima refeição. E, por favor, sem culpa: esta atitude não irá prejudicar uma criança saudável.

Outra mania errada dos pais é forçar o filho a "limpar o prato". Ao deixá-lo decidir se quer mais ou se já está satisfeito, você o estará ensinando a reconhecer e respeitar as sensações de fome e saciedade. Dessa forma, ele aprenderá a regular a ingestão de alimentos e, conseqüentemente, seu peso. Não esqueça: quem não aprende a respeitar estes sinais internos tem mais chance de se tornar obeso.










quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oito Erros na Cozinha.

Dr.Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, recomenda a todos:



  1° erro:
 Lavar as carnes debaixo da torneira . Primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada.. Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda. A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.

 2° erro:
 Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero. O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente. O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde. Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito(8) gotas de detergente em um litro de água. 

 3° erro:
 Usar tábua de carne de madeira. Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo! Tábua tem que ser de plástico.

 4° erro:
  Não guardar comida quente na geladeira. Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa... Não há erro em guardar comida quente na geladeira.  O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.  

5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado. O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!  Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas você pode fechar.
 
 6° erro:
  Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes. As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos, um de cada lado.  Sai leite condensado por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias.Abram a lata inteira e passem o leite condensado para um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro.  Sirvam sempre com uma colher, depois tampem e guardem na geladeira.

   7° erro: 
Ignorar as formigas.  Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas. Você provavelmente não se importaria se encontrasse uma formiguinha em cima do seu bolo, não é? Doutor Bactéria: E se fosse uma barata? Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
 Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
 Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É...
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata. Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.

 8° erro:

 Soprar velinhas do bolo de aniversário. Este é um péssimo mau hábito. Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar. Evite, também,  deixar o bolo fora da geladeira.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Farofa funcional e nutritiva!



Farofa Funcional
30 g de castanha do Pará
30 g de semente de girassol sem  a casca
30 g de semente de linhaça
30 g de gérmen de trigo
30 g de farinha de soja
30 g de gergelim
Preparo
Passar no processador a castanha do Pará, a semente de girassol, a semente de linhaça, até que tenha um pó. Adicionar o germe de trigo, a farinha de soja e as sementes de gergelim, misturar. Guardar em recipiente fechado e de preferência na geladeira.
Consumir uma colher de (sopa) da farofa ao dia. Misturar em iogurtes, frutas, vitaminas, feijões, sopas, onde desejar.
É uma farofa que ajuda o nosso intestino a funcionar melhor, deixando nosso corpo saudável e livre de impurezas. 
Esta farofa foi colaboração da Kátia, coordenadora da nossa escola.

domingo, 6 de setembro de 2009

Comendo direito!!!!



Vocês já devem ter ouvido falar que uma alimentação saudável é variada, balanceada e moderada. Mas o que isso quer dizer, exatamente? Significa comer diferentes tipos de alimentos todos os dias, nas quantidades certas, para receber as calorias e nutrientes indispensáveis à saúde. E para ter uma alimentação variada e garantir a saúde, é fundamental que a criança receba diariamente alimentos de todos os cinco grupos. Esta é a melhor maneira de garantir que seu filho irá receber todos os nutrientes de que ele necessita.
Confira:


PIRÂMIDE DE ALIMENTOS.


A pirâmide de alimentos, ao longo de seus cinco grupos, nos ensina como selecionar adequadamente os alimentos. Alguns nutrientes são necessários em maior quantidade do que outros, por isso é importante que se ofereçam alimentos dos grupos da base da pirâmide em maior quantidade que os dos grupos de cima. Mas nunca se esqueça: todos juntos compõem o que se chama de uma alimentação balanceada, por isso não despreze nenhum deles.