SEU FILHO ESTÁ COMENDO A QUANTIDADE SUFICIENTE?
Antes de começar a ler este capítulo, responda às seguintes perguntas:
° "Meu filho está crescendo bem?" Se ele estiver, é porque provavelmente está comendo adequadamente. Para evitar dúvidas, não deixe de fazer uma avaliação médica periódica.
° "Meu filho está recebendo alimentos variados de todos os cinco grupos?" Se ele estiver, provavelmente está recebendo os nutrientes de que necessita.
Muitos pais se preocupam porque seu filho não come tanto quanto eles gostariam, ou porque pulou uma refeição. Lembre-se de que as crianças são muito menores do que os adultos e, portanto, comem porções menores que as nossas. Além disso, o apetite da criança varia muito em função da fase de desenvolvimento em que ela se encontra. Após 1 ano de idade, o ritmo de crescimento é menos acelerado quando comparado ao primeiro ano - e à adolescência - e por isso perdem um pouco do apetite. Mas não se preocupe! Se a criança não comeu bem num dia, irá compensar no outro. Isso só será um problema se começar a ocorrer com muita regularidade, prejudicando a ingestão dos nutrientes de que necessita.
As crianças são bastante inteligentes, pois comem quando têm fome e param quando satisfeitas (ao contrário de nós, adultos!). Deixe que elas decidam o quanto querem comer. Aos pais cabe elaborar o cardápio e oferecer. Por isso, sirva sempre alimentos saudáveis, nas horas certas, e à mesa. Se por acaso seu filho não quiser mais comer ou ficar brincando com a comida, não obrigue. Após um período de tempo razoável, em torno de 30 minutos, remova a comida e deixe-o sair da mesa. Não sirva nada até a próxima refeição. E, por favor, sem culpa: esta atitude não irá prejudicar uma criança saudável.
Outra mania errada dos pais é forçar o filho a "limpar o prato". Ao deixá-lo decidir se quer mais ou se já está satisfeito, você o estará ensinando a reconhecer e respeitar as sensações de fome e saciedade. Dessa forma, ele aprenderá a regular a ingestão de alimentos e, conseqüentemente, seu peso. Não esqueça: quem não aprende a respeitar estes sinais internos tem mais chance de se tornar obeso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

que legal o pikachu esta ficando cada vez melhor o blog
ResponderExcluirEsse artigo é ótimo para os pais...
ResponderExcluirachei muito legal mesmo e em fim nós também adultos e principalmente as criaças, por que eles se divertem muito com a paisagem dentro do prato
ResponderExcluirImportante esse esclarecimento, com certeza a "briga" para que a criança coma não faz sentindo, mas vale ressaltar que é importante a informação de que os pais não sirvam nada até a próxima refeição. Achei muito boa essa orientação!
ResponderExcluirEsta matéria é muito interessante. Com certeza ajudará muitos pais a verem a alimentação de seus filhos com outros olhos.É importante conhecermos para não errar. Parabéns pelo blog, está demais.
ResponderExcluir